terça-feira - dezembro 19, 2017

Especialista em espumantes dá dicas exclusivas para o portal Tourqual

tourqual - BLOG - , , , - 0 Comentários

O Natal e o réveillon estão chegando e para te ajudar a escolher a espumante ideal, conversamos com o consultor em vinicultura, Gilson Panceri Junior. Acompanhe as dicas de harmonização, tipos de espumantes e demais detalhes sobre a bebida.

1 – Poderias explicar um pouco sobre os tipos de espumantes (brut, demi sec, moscatel) e tipos de uva?
Gilson: Os critérios que diferenciam os Vinhos espumantes são basicamente a quantidade de açúcar residual da fermentação que se encontra no vinho, ou seja vinhos mais secos, (menor quantidade de açúcar) e mais Doces, estão classificados em ordem crescente de açúcar, Espumante Nature, Extra Brut, Brut, Seco, e Demi-seco, ou Doce. Outra classificação se refere ao processo de elaboração podendo ser Charmat, produzido em Tanques com pressurização, ou método tradicional Champenoise, onde a segunda fermentação ocorre na garrafa, processo mais charmoso, onde cada garrafa irá proporcionar experiência única pois foi produzida individualmente, porém geralmente com um valor mais agregado.

2 – Quais são os tipos de espumantes que você indicaria para iniciantes?
Gilson: Para iniciar o consumo dos espumantes indicaria um espumante com sabor intermediário entre Seco e demi seco, por se tratar de uma degustação mais simples, facilitando a apreciação do vinho. Uma boa pedida para os mais doces são os moscatéis ou pró-seco, vinhos aromáticos leves, e deliciosos para se consumir no verão. Para pessoas já habituadas com vinhos secos, indico os vinhos espumantes Brut, pois estes oferecem uma experiência mais equilibrada ao paladar, ótimos para acompanhar pratos em uma refeição, ou algumas taças em um final de tarde.
 
3- Quais marcas brasileiras você citaria para quem pretende se aprofundar um pouco mais no consumo de espumantes?
Gilson: Uma grande leva de vinícolas vem produzindo vinho espumante Brasileiro com excelente qualidade e ótimo custo beneficio. Recentemente obtivemos ótimas colocações em renomadas avaliações mundiais ficando entre os 5 melhores do mundo na avaliação Word Ranking of Wines & Spirits.
Como indicação sugiro provar o Casa Perini Moscatel, Garibaldi Espumante Chardonnay Brut, Marcus James Brut da Vinícola Aurora, Panceri Brut Sauvignon Blanc, todos com várias premiações em avaliações e com excelente custo benefício, com valor inferior a R$50.

4 – Poderia citar 3 tipos de espumantes e harmonizações de comida?
Gilson: Harmonização dos Vinhos Espumantes

Brut:
Peixes e fruto do mar, porém o mais importante é o preparo, pois o mesmo deve ser mais cítrico e o prato preferencialmente não deve conter molhos.

Demi -seco ou moscatel:
Preparos Agridoce, com molhos e gorduras. Preparos que lavam mais creme, e frutas. Uma boa dica é risoto de camarão ao abacaxi.


5 – Gostaria de comentar algo mais sobre vinhos e espumantes?
Gilson: Com toda certeza a principal vocação Vinícola do Brasil são os vinhos espumantes, amplamente premiados e com produções de qualidade em diversas partes do país. Este tipo de bebida destaca-se cada vez mais ao paladar dos consumidores.
As pessoas vem conhecendo melhor os vinhos espumantes, antes associado principalmente a eventos festivos, hoje degustado em bares, restaurantes e até mesmo na praia acompanhando um belo pôr do sol. O vinho espumante é uma excelente companhia, sutil porém charmoso, refrescante porém alcoólico.  Eu diria que é uma bebida sublime e a cada borbulha remete a uma experiência única de prazer.

 

Gilson Panceri Junior (foto) tem larga experiência como consultor em vinicultura. Já realizou trabalhos para diversas vinícolas, incluindo análises desde o plantio até o produto final.

 

O Tourqual Vinícolas atua na análise de serviços e experiências. Trata-se de uma ferramenta que oferece 4 tipos de serviços: análise de comentários online, cliente oculto, consultoria empresarial, e gestão da pesquisa de avaliação.

Entre em contato para saber mais sobre o Tourqual.

*Em Santa Catarina o Tourqual é operado pela Fecomércio SC.

Deixe um comentário