quarta-feira - julho 26, 2017

O que considerar ao abrir seu novo restaurante?

tourqual - BLOG - , , , , - 0 Comentários

Já ouviu aquela história do empreendedor que começou a cozinhar em casa e foi ampliando seu negócio até alcançar grande resultados? Esta é uma realidade no Brasil, principalmente no mundo da gastronomia. Hoje vamos focar no empresário que está nesta transição, da cozinha de seu lar para seu primeiro restaurante.

Cozinhar bem para 5 pessoas é diferente de manter um restaurante com 200 clientes diários. Por isso, o empreendedor apaixonado pelo mundo da culinária deve manter alguns cuidados ao iniciar sua jornada gastronômica.

Primeiro de tudo, é preciso encarar seu restaurante como uma empresa, e uma empresa requer atividades nos campos de administração, finanças, gestão de pessoas, atividades comerciais, e por aí vai. Por isso, o mais indicado, antes mesmo de cozinhar é planejar seu empreendimento.

Mas vamos supor que você já começou a vender, mesmo cozinhando de casa, e ainda não tem uma empresa constituída. Você já está vendendo, tem clientes recorrentes e decidiu ampliar seu negócio. Abaixo listamos alguns pontos para você considerar neste momento de profissionalização da sua empresa.

– Plano de negócios

Mesmo se o seu empreendimento já está em atividade, nunca é tarde para fazer um plano de negócios. Veja como montar um neste exemplo que o Sebrae disponibiliza.

– Ajuda profissional

Além de profissionais para auxiliar na parte de infraestrutura (arquitetos, engenheiros, etc) é altamente indicado você procurar um contador para formalizar sua empresa. Na sequência, a área de gestão de seu negócio deve estar funcionando de forma objetiva. Considere conversar ou contratar alguém para acompanhar a administração de sua empresa.

– Investimento

Você realmente está preparado para investir? Será investimento próprio ou de terceiros? Tome cuidado para não entrar em situações que podem comprometer a saúde financeira de sua empresa. Converse com empreendedores que já passaram por situação parecida. Informe-se com profissionais para saber a melhor forma de levantar capital.

– Local

Um dos principais fatores que influencia no sucesso de um restaurante é o ponto em que está localizado. Um bom local não vai fazer milagres, mas ajuda, e muito, a você obter uma boa audiência na sua empresa. Estude bem o ponto, a infraestrutura que ele oferece. Se você vai alugar um espaço, converse com inquilinos anteriores e com vizinhos do local.

 

Muitas vezes, para se obter sucesso em uma empresa é preciso focar mais em gestão do que ter conhecimento técnico. Pense nisso ao expandir seus negócios.

 

Conheça o Tourqual Restaurantes

Criado em 2014 o Tourqual Restaurantes é um sistema de protocolos para avaliação da qualidade e desenvolvimento de serviços e experiências. A iniciativa conta com 4 serviços:

– Análise de comentários online

– Cliente Oculto

– Consultoria

– Gestão da pesquisa de avaliação.

Entre em contato para potencializar sua empresa.

*Em Santa Catarina a operadora oficial do Tourqual é a Fecomércio SC.

Deixe um comentário