terça-feira - julho 18, 2017

Como elaborar pesquisas para sua vinícola?

tourqual - BLOG - , , , - 0 Comentários

O novo comportamento do consumidor é um fato consolidado, mas inúmeros empreendimentos ainda patinam quando a questão é entender seus clientes. Diante disto, a pesquisa se torna uma ferramenta totalmente relevante. Por isso, vamos citar aqui 6 pontos para você considerar na hora de realizar uma pesquisa com seu público.

Seja online ou offline, antes de preparar uma pesquisa, defina objetivo, hipótese(s) que pretende validar,

1 – Dados do entrevistado

Ao elaborar seu questionário, verifique se é relevante obter as informações do entrevistado, ou se apenas as respostas já serão suficientes. Em alguns casos é interessante captar nome, email e telefone da pessoa que está respondendo.

 

2 – Aberta ou fechada?

Verifique se o seu público vai ter tempo para responder com calma o seu questionário. Se for uma pesquisa em um lugar onde as pessoas possuem pouco tempo, opte pela fechada. Caso queira descobrir questões mais subjetivas, opte pela aberta.

 

3 – Local

Estude bem o público que pretende atingir. Isto vai ajudar a escolher o local da pesquisa. Se o seu público é consumidor de shopping, por exemplo, vá até ao shopping pesquisar. Não adianta procurar um lugar confortável para quem está entrevistando, mas sim um ambiente em que o público-alvo vai estar presente.

 

4 – Questionário

Além de definir se as perguntas serão abertas e/ou fechadas, é importante pensar no número de perguntas o nos temas a serem questionados. Lembrem-se de não induzir as pessoas às respostas. Perguntar se o entrevistado compraria ou faria algo, pode muitas vezes levantar dados sem profundidade. Muitos podem dizer que comprariam, e não comprar nunca um produto ou serviço.

 

5 – Defina uma meta

Antes de saber quantas pessoas você vai ter que entrevistar, é interessante verificar o tamanho total do público que você está avaliando e o quão preciso você pretende ser com sua pesquisa. A partir deste ponto você terá a dimensão da sua amostragem. Existem diversos cálculos amostrais, mas o ideal sempre é ter uma intervalo de confiança superior a 95% e um erro amostral inferior a 5%.

 

6 – Avalie os resultados

Analisar os dados obtidos na sua pesquisa é uma das tarefas mais importantes. Com base nestas informações você poderá verificar se algumas das hipóteses levantadas se confirmaram ou não. Análises estatísticas podem ser uma boa opção para fazer cruzamento de variáveis.

 

O Tourqual Vinícolas conta com uma solução voltada para a gestão de pesquisas de avaliação. A oportunidade ideal para sua empresa extrair informações de seu cliente de forma profissional.

Saiba mais sobre o Tourqual Vinícolas. Deixe seus dados e entraremos em contato.

*Em Santa Catarina a Fecomércio SC é a operadora oficial do Tourqual Vinícolas.

Deixe um comentário