quarta-feira - setembro 13, 2017

Como achar o cliente certo para seu restaurante?

tourqual - BLOG - , , , , , , - 0 Comentários

Por mais que seu restaurante esteja sobrevivendo aos desafios do dia a dia, você esteja conseguindo quitar os compromissos com fornecedores e tenha entregado uma boa experiência para os consumidores, sempre é possível melhorar. Atrair e se relacionar com o cliente certo é um ponto fundamental na estratégia de qualquer negócio.

É possível que você já tenha ouvido falar em “demitir clientes”. Aquele momento em que você se incomoda com frequência com determinado consumidor, quando outros perfis semelhantes começam a aparecer. Estes podem ser indícios que seu restaurante está atraindo a clientela errada. E isto pode ser culpa sua. Mas calma, tem solução.

Uma boa dica para iniciar ou renovar sua estratégia de atração de clientes é destacar o cliente ideal. Pode ser que seu negócio já atenda um cliente ideal. Nem sempre é o que paga mais. O cliente ideal pode ser aquele inclusive que dá feedback, que critica mas que se relaciona com sua empresa. Uma forma interessante de detalhar seu cliente ideal é através da definição de personas.

O que são personas?

Perfis fictícios baseados em informações reais. Persona é o perfil ideal de cliente da sua empresa. Mesmo se este perfil ainda não existe como cliente, é possível criá-lo.

A definição de personas passa por uma análise detalhada de seus clientes. Nome, cargo, escolaridade, empresa, interesses, gostos, redes sociais que utiliza, hábitos de compra, informações pessoais/familiares, problemas, como seu restaurante pode ajudar esta persona, e por aí vai. Trata-se de um raio-X do perfil ideal para sua empresa. Aqui vai o acesso para outro post onde falamos sobre este assunto.

Geralmente, a definição de personas faz parte do plano de marketing e fica dentro da análise do público-alvo. Por isso, determinar o objetivo de seu restaurante, detalhar sobre seu mercado de atuação, traçar um cronograma de ações e manter uma análise constante são ponto que irão contribuir para você encontrar o cliente certo.

No caso daqueles clientes que não são ideais para sua empresa, você não precisa realizar nada diretamente. O simples fato de focar no perfil ideal vai auxiliar seu restaurante a atrair quem realmente se encaixa no que você oferece.

 

Quer profissionalizar os resultados de seu empreendimento de gastronomia?

Entre em contato com o Tourqual Restaurantes. Trata-se de um sistema de protocolos para avaliar serviços e experiências.

Entre as soluções oferecidas estão:

– Análise de comentários online

– Cliente oculto

– Consultoria empresarial

– Gestão da pesquisa de avaliação

*Em Santa Catarina o Tourqual é operado pela Fecomércio SC.

Deixe um comentário