terça-feira - agosto 22, 2017

Como analisar o público-alvo e as personas de sua vinícola?

tourqual - BLOG - , , , , , , , , - 0 Comentários

Está cada vez mais nítido que o mundo digital influencia nas decisões de compra. Definir bem seu público, detalhar as personas e estudar sobre comportamentos de consumo são pontos que deixaram de ser tendência e se tornaram obrigação no meio empresarial. Neste post vamos sugerir algumas ações para você entender de vez o consumidor ideal para sua vinícola.

– Público-alvo

Definir os interesses e características mais comuns do grupo que você pretende atingir é algo fundamental nesta etapa. Mas não adianta dizer que já tem tudo na sua cabeça. Este exercício de detalhar o público-alvo da sua empresa é algo que deve estar registrado no seu plano de negócios, e no plano de marketing, por exemplo.

Ainda que você não atualize com frequência os planos que acabamos de citar, vale checar com frequência o público que sua empresa pretende focar. Informações como localização, faixa etária, sexo e profissão podem ajudar você a definir seu público-alvo.

No caso das vinícolas, vale considerar estudo mais aprofundado, com hábitos de consumo, categorias de compra, influências e outros pontos ligados ao mundo dos vinhos.

 

– Personas

Diferente do público-alvo, as personas são perfis fictícios baseadas em informações reais. É o momento que você determina quem realmente sua empresa pretende atingir. A definição de personas aprofunda ainda mais o perfil de público-alvo. Para compor o perfil de uma persona sugerimos o máximo de informações relevantes. A seguir estão alguns pontos a ser considerados ao definir as personas de sua vinícola.

Nome:
Profissão/cargo:
Áreas que domina profissionalmente:
Escolaridade:
Objetivos:
Interesses pessoais:
Interesses profissionais:
Como minha vinícola pode ajudá-lo:
Curiosidades sobre esta persona:
Outros:

Sugere-se que você crie em torno de 3 a 5 personas para sua empresa. A criação de personas irá auxiliar no entendimento do público ideal que você pretende abordar. Do contrário, ficar atirando para todos os lados pode lhe custar tempo e dinheiro.

Saiba mais sobre o Tourqual Vinícolas. Entre em contato aqui.

*Em SC a operadora oficial do Tourqual é a Fecomércio SC.

Deixe um comentário