segunda-feira - julho 24, 2017

Como está a gestão da sua Cervejaria?

tourqual - BLOG - , , - 0 Comentários

Nos últimos anos o Brasil apresentou um aumento significativo no mercado de cervejas artesanais. Somente em 2015 foram constatadas 373 cervejarias. A previsão para 2017 é o país finalizar o ano com 500 cervejarias. Os dados são do Instituto da Cerveja.

O crescimento do mercado cervejeiro do Brasil é nítido. Mas será que as empresas estão preparadas? Muitas pessoas que estão iniciando a jornada empreendedora no mundo das cervejas estão focando apenas em produto e muitas vezes esquecem do principal, o CLIENTE.

Antes de pensar no foco de qualquer empresa, o cliente, vamos dar um passo para trás para falar de gestão. Assim como qualquer empresa, uma cervejaria deve estar com seus processos organizados, de forma a obter sucesso junto ao seu público e apresentar lucro. Mesmo aqueles que não estão criando uma empresa para obter lucro ( o que é bem difícil de imaginar) é preciso manter a saúde financeira do seu empreendimento.

Mesmo se você já está com sua cervejaria funcionando, produzindo e a todo vapor, nunca é tarde para ter um plano de negócios bem estruturado. Algumas entidades fornecem modelos de Plano de Negócio (Endeavor, Sebrae), o que pode ser um bom ponto de partida. Neste caso, é sempre indicado conversar com outros empreendedores, mesmo os que atuam no seu setor. Concorrentes podem ser forte aliados no amadurecimento geral do mercado.

Depois do plano de negócios, avalie a área financeira, de gestão de pessoas, a parte administrativa, fornecedores, estrutura, processos, concorrentes e é claro, seu público. Ainda que este post soe como repetitivo em alguns aspectos é relevante reforçarmos a importância de um acompanhamento. Agora estamos nos referindo a algo além de mentores, colegas empreendedores ou amigos. Estamos falando neste momento de ajuda profissional. No campo da gestão uma consultoria empresarial pode fazer a diferença na sua jornada de negócios. É neste momento que o Tourqual Cervejarias entra para auxiliar você e seu empreendimento a obter resultados.

 

Saiba mais

O Tourqual Cervejarias surgiu em 2014. Com base científica, o sistema de protocolos foca na avaliação da qualidade e desenvolvimento de serviços e experiências.

Cliente oculto, análise de comentários online, gestão de pesquisa de avaliação e consultoria fazem parte do portfólio de soluções do Tourqual.

Quer saber como nossos clientes têm potencializado suas ações? Entre em contato.

* Em Santa Catarina, o Tourqual Cervejarias é operado pela Fecomércio-SC.

Deixe um comentário