segunda-feira - maio 01, 2017

ALÉM DA CERVEJA: a transformação de Cervejarias Artesanais em Atrativos Turísticos com o Tourqual©® Cervejarias

tourqualturismo - BLOG, Sem categoria - , , , , , , - 0 Comentários

A segmentação do mercado turístico tem tomado proporções inimagináveis nos últimos anos. Seguindo a tendência da visitação em Vinícolas, como acontece já de maneira consolidada em países europeus, Chile e Argentina o turismo de degustação e aprendizado em fábricas produtoras de bebidas tem tido destaque como um segmento tendência.

A criação de Rotas Enoturísticas e Cervejeiras é um exemplo. A criação da Rota Cervejeira do Vale do Itajaí, da Rota Enoturística da Serra Catarinense e da própria região da Uva e do Vinho na serra Gaúcha são alguns exemplos.

Pelo lado da demanda, do consumo, do turista, surgem novas possibilidades de compra, de satisfação e uma tendência ao consumo de desejos antes não relevantes. Pelo lado da oferta, temos uma oportunidade única para aumentar o portfólio de oferta das Cervejarias – além de vender as cervejas artesanais – passa-se a oferecer um serviço turístico de visita e degustação e a se criar um novo ponto de venda dos produtos.

Na Grande Florianópolis, destaca-se o trabalho da União Cervejeira, uma Associação das Cervejarias artesanais da região que com o apoio do SEBRAE-SC e da AMPE criou o Caminho Cervejeiro da Grande Floripa (www.caminhocervejeiro.com.br). Inúmeras ações deverão ser realizadas nos próximos meses para promover e desenvolver o Caminho.

O Tourqual ©® Cervejarias surge para auxiliar os gestores das Cervejarias a desenvolver e estruturar o serviço turístico a partir da chegada do turista no local.

O TOURQUAL Cervejarias possui 59 indicadores, divididos nas categorias de Acesso, Acessibilidade para PCD, Espera pelo Serviço, Facilidade de Compra, Horários, Conforto, Elemento Humano, Experiência, Segurança, Relação Custo/Benefício, InfraEstrutura, Sinalização Interna, Tecnologia, Limpeza, Capacidade de Carga, Degustação, Pós-Venda, Loja de Produtos, Variedade de Atividades.

O grande diferencial da ferramenta é que a mesma foi concebida no mais rigoroso processo científico e metodológico possível, sendo testado e validade de maneira qualitativa e quantitativa.

Assim, o protocolo TOURQUAL conseguiu aliar teoria e prática e surge no mercado como uma opção viável, barata e altamente eficaz para a avaliação e o desenvolvimento de serviços e experiências turísticas.

Atualmente, quem comercializa e operacionaliza os serviços Tourqual ©® Cervejarias (Cliente Oculto, Gestão do Questionário de Avaliação-Pesquisa com Turistas; Gestão dos Comentários Online e Consultoria para o desenvolvimento de serviços e experiências em Cervejarias) é a Fecomércio-SC. Entre com contato em www.fecomercio-sc.com.br ou envie um email para comercial@fecomercio-sc.com.br para maiores informações.

Deixe um comentário