quarta-feira - julho 12, 2017

Gourmetização: você entrou nesta onda?

tourqual - BLOG - , , , , , - 0 Comentários

Nos últimos anos o setor de gastronomia vivenciou um intenso debate diante de uma nova tendência, a gourmetização. Com forte influência internacional, alimentos regionais passaram a ter versões mais sofisticadas, devido a moda culinária que tomou o Brasil. Mas será que tudo é gourmetizável? Seria esta uma jogada de marketing ou um conceito que realmente possui uma base concreta? Neste post vamos debater sobre este assunto.

Alguns críticos apontam que o fenômeno da gourmetização pode ser entendido através da tentativa de transformar alimentos simples em gourmets. É o caso dos hambúrgueres, picolés, cozinhas e até pipocas. Por outro lado, há quem defenda que alimentos gourmets são apenas aqueles baseados na alta gastronomia, ou seja, com menos influência da cozinha tradicional.

Na onda da gourmetização inúmeros negócios ligados à gastronomia se reinventaram. Sem contar que muitas empresas surgiram justamente com o apelo da transformação de um alimento tradicional em algo mais valorizado. Neste momento muitos empreendedores perceberam que é preciso ir muito além da gourmetização, para alcançar o sucesso. Isto porque não basta conhecer a parte técnica e dos procedimentos de preparação dos alimentos, é preciso estar atento à administração da empresa.

É natural que profissionais liberais busquem novas formas de renda, mas estudar o mercado, o público, a região, estabelecer uma estratégia e propor uma análise constante são pontos muitas vezes esquecidos. Portanto, o objetivo deste post, além de debater sobre a tendência gourmet é de reforçar a relevância da gestão.

Antes de abrir seu empreendimento gourmet, pense consigo: estou apenas acompanhando uma tendência ou realmente estou preparado para gerir uma empresa?

No intuito de auxiliar empreendimentos gastronômicos o Tourqual conta com um sistema de protocolos para avaliar a qualidade de serviços e experiências. É uma ferramenta que poderá auxiliar seu negócio a ir muito além do mundo gourmet.

*Em SC o Tourqual é operado pela Fecomércio SC

Deixe um comentário